As fotografias de Tambor de crioula resgatam a memória desta tradição afro-brasileira que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2007.
A festa popular é típica do estado do Maranhão e ainda pouco conhecida do público brasileiro em geral. Tambor de Crioula conta, através de fotografias, a história dos elementos dessa manifestação tradicional: a roda, as coreiras e suas saias, os tocadores, os cantadores, a afinação do tambor pelo fogo, a pungada, o toque, a dança, o êxtase, a alegria e a devoção.
Num estilo a um tempo documental e poético, esta série de fotografias dos artistas Gabriel Jauregui e Micaela Vermelho ressalta os elementos visuais, as cores, texturas e plasticidade que formam a identidade ancestral dessa tradição, praticada por mais de sessenta grupos em São Luís, Maranhão. Uma fotografia vibrante, rica de significados e símbolos agora revelados. Para realizar este trabalho, a dupla de artistas passou cerca de três anos pesquisando esta manifestação popular maranhense.
O livro é bilíngue (português-inglês) e inclui textos introdutórios da curadora Cinara Barbosa e do antropólogo Sérgio Ferretti.