Quem Somos

NAU é o nome dado aos antigos barcos à vela de grande porte através dos quais, na era moderna, a humanidade transpôs, ampliou e redefiniu as fronteiras do mundo conhecido. Nessa mesma época, Gutemberg revolucionava a imprensa e todo o sistema de circulação de conhecimento com a invenção dos tipos móveis. Para nós, tripulantes de um mundo globalizado em pleno século XXI, o livro continua sendo o veículo que melhor nos leva a imaginar outros mundos possíveis, a nave que nos faz sair do conforto e nos lança, com emoção e risco, numa jornada transformadora.

Nossa saga em busca da transmissão dos saberes começou em 1993. Neste ano de 2020 celebramos 27 anos de atuação e resistência como pequena editora de cultura. Nosso catálogo conta com mais de 160 títulos publicados, englobando obras clássicas e contemporâneas, ancoradas em área das ciências humanas: filosofia, história, psicologia, psicanálise, antropologia e educação. Mais recentemente, a NAU decidiu explorar novas frentes, ampliando um pouco a linha editorial com publicações de livros de arte e fotografia (desde 2008) e com o lançamento da Série Deriva, de literatura, com publicação de contos e romances (desde 2014).

Nossos princípios

Acreditamos que a educação é uma das práticas mais efetivas para promover a transformação, tanto na esfera individual quanto na coletiva. A mudança que queremos ver na sociedade passa essencialmente pelo desenvolvimento do pensamento crítico, pelo acesso à cultura e pelo respeito aos direitos das mulheres, dos LGBT+, dos negros e dos indígenas.

Curadoria

Os (bons) livros têm esse incrível poder de aprimorar capacidades analíticas, estimular a reflexão e produzir ação. Por isso, fazemos uma seleção a dedo dos livros que publicamos, buscando sempre valorizar que há de melhor na produção cultural, intelectual e artística. Nosso compromisso perante a qualidade não se limita ao conteúdo das publicações, ela está presente em todas as etapas do processo editorial, desde a composição das equipes de trabalho até os produtos gráficos.

A NAU na era digital

O mercado editorial vem passando por grandes transformações com o avanço da tecnologia e das redes sociais. Nós enxergamos nessa revolução digital oportunidades de reinventar o hábito da leitura e democratizar o acesso ao conhecimento. Procuramos nos manter sempre atualizados, integrando inovações à nossa cadeia de valor. Por isso, atualmente, trabalhamos também com e-books, audio-livros e livros acessíveis para deficientes visuais. Recentemente, começamos a oferecer impressão por demanda (PoD). Abraçamos a coexistência das publicações impressas e das alternativas digitais. No entanto, continuamos apaixonados pela experiência sensorial do livro impresso, pelo cheiro, pela textura do papel, pelo encantamento ao ver uma bela capa.

Ao longo de sua trajetória, a NAU já realizou parcerias com as mais importantes instituições de fomento às artes e à produção cultural e científica: Faperj, Capes, CNPq, Biblioteca Nacional, Instituto Goethe, Maison de France, Oi Futuro, Petrobras Cultural, Vale, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Edital Pró-Artes Visuais e Programa de Fomento Direto da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Caixa Cultural do Rio de Janeiro, entre outras.

Nossa Missão

Trabalhar pela promoção da cultura e educação, apostando na divulgação da nossa produção intelectual e artística, bem como do conhecimento produzido através das pesquisas científicas e acadêmicas.

Editar, publicar, divulgar e distribuir obras e pensamentos de qualidade, comprometidos não apenas com a ética e o rigor dos meios, mas também com os valores e princípios da pluralidade democrática, da diversidade libertária e da defesa incondicional dos direitos humanos.

Promover pontes, espaços de debate e diálogos possíveis entre os saberes, poderes e outras instâncias da sociedade. Buscar alinhar-se com as ações de embasamento das formulações e estímulo à implementação de políticas públicas de educação a favor do ensino gratuito e de qualidade.

Trabalhar pela acessibilidade dos conteúdos e produtos editoriais, cuidando de disponibilizá-los em formatos e suportes adequados às necessidades dos deficientes visuais.

Equipe
Conselho Editorial: