Conheça nossos autores Ana Maria Jacó Vilella
Ana Maria Jacó Vilella

​Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado em História e Historiografia da Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona.

É professora associada da UERJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e no Curso de Graduação em Psicologia. Coordena, na UERJ, o Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché, dedicado à investigação sobre a história dos saberes psi no Brasil e cadastrado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) na Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Procientista da UERJ.  Participou do grupo que criou o GT de História Social da Psicologia da ANPEPP, que coordenou em seu primeiro momento e atualmente. Também participa e coordenou o GT de História da Psicologia da Sociedade Interamericana de Psicologia. Participou da criação e coordenou a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPePH), que atualmente congrega mais de cem pesquisadores de diferentes países. Foi membro da Comissão de Avaliação da Área de Psicologia da Capes, Presidente da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social e Vice-Presidente de sua Regional Rio, bem como Presidente da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Foi Secretária Executiva para a América do Sul e atualmente é Vice-Presidente para a América do Sul da Sociedade Interamericana de Psicologia. Presidente Eleita da Divisão 18 (History of Psychology) da International Applied Association of Psychology (IAAP). Também é colaboradora do Psychology’s Feminist Voices. Faz parte da Comissão Científica de diversos periódicos e é parecerista para agências de fomento de âmbito nacional, bem como de agências estaduais e de outros países. Foi Coordenadora da Área de Psicologia da Faperj de 2012 a 2018. Sua principal área de interesse é a história dos saberes psi e de sua circulação e recepção, dando relevo ao Brasil e à América Latina.​

Títulos