Conheça nossos autores Márcio Brito Neto
Márcio Brito Neto

Cineasta, roteirista, produtor cultural e diretor de teatro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Se dedica às pesquisas sobre documentários, afeto, performance e visibilidade social de negros e negras no cinema brasileiro hipermoderno. Mestre em Comunicação Social, com foco em Comunicação e Representações Sociais, e bacharel em Cinema, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 
Se interessa como pesquisador pelas intersecções que envolvem estéticas e política; discursos e narrativas contra-hegemônicas; bem como pelos conceitos de raça, etnicidade e racismo no cinema e no audiovisual contemporâneo. Realizou o documentário Serra do Caxambu (2015), que concorreu a melhor curta-metragem na Première Brasil do Festival do Rio 2015, bem como em mais dezoito importantes festivais e mostras de audiovisual. Foi assistente de coordenação da Mostra Première Brasil do Festival de Cinema do Rio 2016. Coordenou e foi curador da Mostra PUC-Rio do Cinema Documentário, dentro do Seminário anual de Comunicação da PUC-Rio – PÓSCom 2017. 
Contemplado com o prêmio Arte Escola Territórios Sociais 2017, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, realizou em 2018 o projeto Olhares, onde ministrou aulas de cinema documentário em duas escolas públicas da rede municipal de ensino da capital. 
Atualmente é roteirista, produtor executivo e diretor do longa-metragem documentário Munzenza: O brado do tempo, contemplado pelo Edital Arranjos Regionais pelo Estado da Bahia, com recursos do FSA/BRDE e ANCINE. Atua como parecerista de projetos na área de Artes Cênicas da Secretaria Especial de Cultura, órgão do Ministério do Turismo do Brasil.

eBooks Gratuitos