Desde 2009, o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; Experiências lúdicas e artísticas; Corporeidades), da Universidade Federal Fluminense, vem problematizando e aproximando corpo e educação, considerando a corporeidade a constituição sócio-histórica de corpo.
Esta obra faz parte de um trabalho docente atento à plenitude da vida. Percorrendo o caminho de desnaturalizar as formas como o corpo e as práticas corporais hegemonicamente são encaminhados no contexto socioeducacional.
Desdobramento da edição comemorativa pelos dez anos de existência do grupo, quando foram organizados encontros abertos em que se discutiram assuntos pertinentes a seus estudos, o livro amplifica a voz dos integrantes do coletivo, objetivando contribuir com os pesquisadores e com as docências que pensem, sintam, indaguem e materializem a concepção de corporeidade e de cultura corporal como saber coletivamente construído e como uma forma de constituirmo-nos, mesmo em contextos adversos.
O eBook é composto por 13 artigos – na sua maioria escritos por membros do ELAC, mas em dois casos por integrantes de grupos de pesquisa parceiros –, que foram subdivididos em quatro seções: 1) Corporeidades – entrelaçando diferentes tempos e espaços; 2) Corporeidades e educação física escolar; 3) Corporeidades e provocações no instituído; 4) Grupos de Pesquisas e a Docência: corpos, ideias, afetos e projetos em que a escola e a universidade pública são bens comuns.
AUTORES:
Adriana Machado Penna
André dos Santos Souza Cavalcanti
Andreza Berti
Carolina Palma
Cintia de Assis Ricardo da Silva
Claine Gonçalves Nery
Elionaldo Fernandes Julião
Helio Eduardo Silva de Moura
Lara Holmes de Rezende Serrano
Marcia Soares de Alvarenga
Nathália da Rocha Corrêa Barros
Regiane Costa
Rosa Malena Carvalho
Rosangela Silveira de Carvalho
Vera Lúcia Pereira Diniz