Diálogos com Paulo Freire 100 anos : reflexões freirianas em tempos de (pós)pandemia 

  • Sobre o eBook
  • Autores

Este e-book é resultante da iniciativa de debatermos as ideias e o legado de Paulo Freire no centenário de seu nascimento (1921-2021), no espaço do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em diálogo com docentes convidados/as de instituições parceiras nacionais e internacionais, além de mestrandos/as e doutorandos/as ativos e/ou egressos/as do PPGedu-FFP/UERJ.

Nos diferentes textos aqui elencados, procuramos dialogar com as principais ideias-força e pressupostos político-epistemológicos que (re)dimensionam histórico-filosoficamente a obra de Paulo Freire, a saber: o alargamento do conceito de educativo para além da educação estritamente escolar; a politicidade inerente ao campo da educação; o conhecimento dos limites e contradições da prática educativa; a inclusão de uma outra cultura política afirmada pelo protagonismo dos sujeitos e dos movimentos sociais; o princípio da gestão democrática como fundamento do projeto político-pedagógico includente e emancipatório; uma “pedagogia da pergunta” como balizador de relações dialógicas e democráticas no mundo escolar e na esfera educativa mais ampla.