INFÂNCIA E PANDEMIA: SENTIMENTOS E UTOPIAS DE CRIANÇAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO 

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Este livro apresenta os resultados da Pesquisa Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças da região metropolitana do Rio de Janeiro, realizada entre os anos de 2021 e 2022, tendo por interlocutoras 73 crianças com idades entre 4 e 12 anos.

Os pesquisadores enfrentaram de maneira coletiva o desafio de refletir sobre a escuta das crianças no contexto da pandemia de Covid-19, que provocou uma crise sanitária e social sem precedentes. Num país em que milhões de crianças vivem em insegurança alimentar, a pandemia intensificou a exclusão e penalizou especialmente as populações mais pobres, impactou a vida das crianças, alterou suas relações com os espaços, a convivência intra e intergeracional, exacerbou as desigualdades e a violência contra a criança no espaço doméstico. Explorando a singularidade “do ser e estar no mundo pelas crianças”, os resultados da pesquisa estão consolidados nesta publicação: os capítulos abordam os sentimentos, emoções e utopias das crianças em face da pandemia e seus desdobramentos. Além de analisar as experiências das crianças por contornos de classe, raça, gênero e território, o conjunto de textos desvela como elas expressaram solidariedade e senso de comunidade em meio a alegrias, medos e incertezas impostas pela crise. Tal escuta se deu em contexto de radical alteração do cotidiano infantil e evidenciou, de maneira especial, como a “escola na ausência na escola” foi caracterizada pelas crianças por meio de sentimentos contraditórios e complexos.

A pesquisa, de caráter interinstitucional, foi coordenada pelas Professoras Doutoras Rita Marisa Ribes Pereira, Lisandra Ogg Gomes e Conceição Firmina Seixas Silva, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e pelas Professoras Doutoras Patrícia Corsino, Núbia de Oliveira Santos e Deise Arenhart, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa contou com financiamento FAPERJ, CNPq e CAPES.