INFÂNCIAS EM DEBATE-II: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPOS DE ESPERANÇAR

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É com especial alegria que apresentamos o segundo número da Revista “Infâncias em Debate: A Educação de Crianças em Tempos de Esperançar”, elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias, Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural – GIFORDIC / UERJ / PPGedu. A presente revista se materializa com o propósito de tematizar Pedagogias da resistência e da participação da(s) infância(s) em suas múltiplas expressões, seja na escola, nos territórios da cidade, nas lutas pelo direito à terra e pelo direito a uma vida digna e protegida nas periferias urbanas das grandes metrópoles brasileiras, após quatro anos de um cenário complexo e desalentador em nosso País […], cujo término oficial decretado pela OMS ocorreu em maio de 2023, contabilizando um cenário de mais de 760.000 óbitos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde em julho de 2023. Nesse sentido, enquanto professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores do GIFORDIC, nossa expectativa se direciona a reconstruir as nossas energias utópicas e a esperançar! – após um longo período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, bem como dos desafios enfrentados nos quatro anos de um “desgoverno” e de políticas de desmontes do Estado democrático e direito no país. A eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2023, mais do que interromper o ciclo de destruição e desmonte da nação brasileira, nos convoca a sonhar e a lutar por outros rumos na história do país. Nesse sentido, somos provocadas a repensar a nossa práxis e nos fortalecermos enquanto educadores e educadoras das infâncias a pensar certo, conforme nos ensina o patrono da educação brasileira, o mestre Paulo Freire. E abraçadas pelo tempo do agora, lançamo-nos ao desafio miúdo, inquieto, insubmisso, de provocar o gosto da esperança, irmanados pelo desejo de Democracia, de festa, de educação, de liberdade, de criação, de cultura, de terra e fartura para o povo brasileiro.