Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude

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Pesquisar crianças e jovens, ou com crianças e jovens, implica diretamente uma reflexão sobre a posição do investigador, sua relação assimétrica em relação aos pesquisados, e sobre os efeitos de tal assimetria no fazer da pesquisa.
Os estudos de pesquisa-intervenção têm crescido no campo da infância e da juventude. Isso é revelador na medida em que partem exatamente da pesquisa com grupos politicamente minoritários os desafios de se re-pensar os modelos canônicos de pesquisa baseados em uma distância entre pesquisador e pesquisado e em um controle do processo de pesquisa a partir da centralidade dada à posição do pesquisador.
Como muitos autores deste volume vão mostrar, há uma implicação, ou ainda, um compromisso político e/ou ético, quando se adota esta ou aquela metodologia na pesquisa com crianças e jovens, quando ingressamos em uma área em que tais escolhas não são isentas, neutras, e nem podem ser ingênuas.

Esta obra faz parte da coleção Infância e Adolescência no Contemporâneo, que visa trazer ao público ideias e discussões inovadoras no campo dos estudos da infância e adolescência. Integra a ação programática do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro no sentido de construir e disponibilizar recursos simbólicos para uma maior compreensão da criança e do jovem brasileiros frente às transformações da atualidade. Abrangendo contribuições que pretendem enfrentar o desafio de pensar criticamente nosso momento histórico, esta coleção objetiva levar adiante a tarefa da universidade que é também suscitar reflexões, examinar alternativas e encaminhar propostas para o saber e o viver coletivos.