No mês de novembro, o MASP recebe uma exposição que reúne 30 artistas e coletivos que emergiram no século 21 e trabalham com base em perspectivas feministas, ampliando um debate que ganhou visibilidade nas artes visuais entre os anos 1960 e 1980, mas que segue cruzando lutas, narrativas e conhecimentos.
A exposição será dividida em duas seções. A primeira, denominada “Histórias das mulheres”, reúne obras de diversos locais, estilos e gêneros pictóricos, do século 16 ao final do século 19, incluindo retratos, naturezas-mortas e paisagens, além de cenas históricas e religiosas. Como diálogo e contraponto, “Histórias Feministas” receberá obras de artistas contemporâneos das mais variadas nacionalidades. As obras desta seção giram em torno das das ideias de feminismo (ou como crítica a elas).
A mostra será organizada a partir de eixos temáticos com obras de diferentes linguagens que buscarão lançar um olhar crítico à história das mulheres e dos próprios feminismos, bem como apresentar uma reflexão sobre os projetos de futuro e imaginários que os feminismos contemporâneos.
O ingresso custa R$ 40,00. Às terças-feiras a entrada é gratuita.