Modos de fazer: Seminário de Pesquisadores do PPGArtes-UERJ

23/10/2019

Como pesquisar arte(s) em tempos de crise(s)? No Dicionário etimológico da língua portuguesa, a palavra “crise” remete às ideias de alteração, desequilíbrio repentino, estado de dúvida e incerteza, tensão, conflito. As ideias evocam um estado liminar, capaz de limitar nossos modos de agir no mundo, ou talvez de reconfigurar, inventando novas maneiras de fazer. Atualmente, a crise parece deixar de ser uma exceção, tornando-se o próprio modus operandi de um tempo histórico cada vez mais embrutecido.

Na sétima edição do Seminário de Pesquisadores do PPGArtes-UERJ, serão abordadas dúvidas sobre as diversas maneiras de produzir pesquisas teóricas, históricas e práticas no heterogêneo campo das artes, bem como as diversas crises (políticas, econômicas, ambientais, de representação…) que atravessamos, tanto dentro quanto fora dos espaços universitários.

A pergunta aponta para esse espaço, entre o limite e a reconfiguração, que a ideia de crise evoca. Mas aponta também para os diversos modos de pensar e fazer pesquisa em artes, alguns caminhando ao encontro de um modelo convencional de pesquisa científica, outros subvertendo esse modelo.

A participação é gratuita.

Local do evento Varanda de ART - INSTITUTO DE ARTE DA UERJ - Rua São Francisco Xavier 524 - bloco E 11º andar sala 11006 - Rio de Janeiro (RJ) 24, 25 e 26 de Outubro. 13h às 18h