Esta é uma das duas primeiras obras do selo PPGCine de publicações, em conjunto com o livro Pontes ao Cinema e ao Audiovisual: as pesquisas e os métodos. O selo é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, cujas publicações vão priorizar reflexões e discussões do estado da arte de nosso campo, sempre em diálogo com as mais variadas áreas do saber. Tal postura do Programa advém da relevante história dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense dentro do ensino superior do país, a qual, em 2017, traduziu-se em um Programa de pós-graduação independente, que reforça a importância desse Campo para compreendermos a nossa sociedade e busca formar pesquisadores conscientes da relevância social do audiovisual.
Os textos que compõem esta publicação são oriundos de uma Chamada Pública destinada a pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, para a qual foram submetidos cerca de quarenta textos. Houve um rigoroso processo de seleção, em que doutoras e doutores deram pareceres cegos sobre as propostas, o que resultou em artigos diversos e de alta qualidade, que são aqui apresentados.
Pensar o Cinema como Ciência é firmar trocas com outros campos de saberes e com conhecimentos heterogêneos, que tornam visíveis as mais diversas realidades sociais e culturais, bem como permitem acessar, acima de tudo, o humano, o espaço e o tempo que nos constitui como pessoas. Nesse sentido, esta publicação reúne textos resultantes das pesquisas mais recentes desenvolvidas por mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, que tenham abordagens transdisciplinares e mirem os objetos audiovisuais em estreita relação com a sociedade. O livro pretende estabelecer uma mediação mais direta entre o campo do Cinema e do Audiovisual com outras Ciências, mas também oferecer uma linguagem acadêmica dinâmica e objetiva, acessível a todos os públicos.