DIMENSÕES DA DIREÇÃO DE ARTE NA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL, de Benedito Ferreira, Elizabeth Motta Jacob, Iomana Rocha, Nivea Faria de Souza, Tainá Xavier.
Esta publicação busca ressaltar as interpenetrações entre as práticas (que são reflexivas) e as reflexões (que implicam nas práticas), bem como promover o intercâmbio entre pesquisadores do campo da direção de arte de todo o Brasil, incentivando novas investigações. Os textos aqui reunidos, longe de pretender esgotar o debate sobre a direção de arte, participam da consolidação da área na produção científica brasileira. Assim como o trabalho da direção de arte é fruto da coletividade, também um campo de estudos como este só tem a ganhar com a existência de espaços de troca e compartilhamentos. Ao identificar os aspectos históricos, materiais e sensoriais capazes de refletir sobre as dinâmicas políticas e sociais, seja na tela, seja fora dela, ou propondo abordagens para o ensino da área, percorremos aqui algumas dimensões da direção de arte na experiência audiovisual.
Recomendado para você:
PREFÁCIO
Inés Olmedo
ESCREVER SOBRE DIREÇÃO DE ARTE, ESCREVER COM DIREÇÃO DE ARTE
Benedito Ferreira, Elizabeth Motta Jacob, Iomana Rocha, Nivea Faria de Souza, Tainá Xavier (NIDAA)
POR UMA DRAMATURGIA DA IMAGEM AUDIOVISUAL: DIREÇÃO DE ARTE, NARRATIVA E VISUALIDADE
Dorotea Souza Bastos
DIREÇÃO DE ARTE: CONSTRUINDO O VISUAL DO FILME
Gilka Padilha de Vargas
A CRIAÇÃO POÉTICA DO FIGURINO
Nívea Faria de Souza
QUANTOS OLHOS VOCÊ TEM PARA ME TOCAR? REFLEXÕES SOBRE A DIREÇÃO DE ARTE NO AUDIOVISUAL E A CONSTRUÇÃO DA VISUALIDADE HÁPTICA
Elizabeth Motta Jacob
A COR CONTROLÁVEL?
Laura Carvalho
ATMOSFERA FÍLMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA DIREÇÃO DE ARTE
India Mara Martins
O SER-VIVER DA DIREÇÃO DE ARTE
Alexandre Silva Nunes
NOMES PRÓPRIOS NA DIREÇÃO DE ARTE DO CINEMA BRASILEIRO
Benedito Ferreira
A RELAÇÃO ENTRE FIGURINO, ARTE E DIREÇÃO EM VÊNUS DE NYKE
André Antônio Barbosa
UM DIA A CASA CAI: DIREÇÃO DE ARTE E CULTURA MATERIAL NO PASTELÃO DO ANTROPOCENO
Gianna Gobbo Larocca
ARTESANALIDADE, GAMBIARRA E ARTIFÍCIO NADIREÇÃO DE ARTE DO CINEMA BRASILEIRO
CONTEMPORÂNEO
Iomana Rocha
ESPAÇOS EM DESAPARIÇÃO: RUÍNA COMO FORMA ABERTA NA DIREÇÃO DE ARTE DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
Tainá Xavier
NO COMPASSO DA IMAGINAÇÃO: ENTREVISTA COM YURIKA YAMASAKI
Benedito Ferreira