Como sabemos, as mulheres são impermeáveis à genialidade – basta pensar nos gênios da história para perceber a ausência delas. Ironia à parte, o que é relevante aqui é reconhecer que “ser grande”, muitas vezes, é colocar outros em posição subalterna. Se uns se tornam grandes é à custa do silenciamento de muitas – isso diz respeito tanto ao gênero quanto aos cargos exercidos dentro do cinema: enquanto a direção costuma ser destacada, pouco se sabe sobre as demais funções, ainda menos quando são mulheres a desempenhar essas atividades.
Pois é justamente a atenção dada à participação feminina nessas etapas da realização de um filme que a proposta deste novo livro de Tedesco busca cobrir. Indo do roteiro à exibição, o livro aborda também a produção, a direção de arte, o som, a direção de fotografia, a montagem, a trilha sonora, as políticas públicas, cinema e educação, os festivais, a crítica e a preservação. Qual a participação das mulheres no cenário do cinema brasileiro, seja na realização de filmes, seja na atuação em festivais, na educação ou na preservação? Quais nomes se sobressaem, e em quais filmes trabalharam? Quais particularidades são percebidas em relação ao contexto global? Quais conexões relacionadas a raça, classe e sexualidade são estabelecidas? Quais festivais foram/são dedicados à produção feminina, e por que são necessários? Essas parecem ser algumas trilhas que nortearam os textos das autoras, todas importantes referências em suas áreas de pesquisa ou de prática.
(Extraído do prefácio de Karla Holanda – Professora do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF).
Prefácio
Mãos na massa 7
Karla Holanda
Apresentação 11
Marina Cavalcanti Tedesco
Palavras e afetos: trajetórias das roteiristas Adelia Sampaio e Cleissa Martins 15
Edileuza Penha de Souza & Ceiça Ferreira
A presença do “feminino” na direção de arte no cinema brasileiro 37
India Mara Martins & Tainá Xavier
Escuta s. fem.: 59
Clotilde B. Guimarães (Tide Borges) & Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
20 anos de Tônica dominante: reflexões diversas a partir de ma fotografia histórica 87
Marina Cavalcanti Tedesco
Montadoras brasileiras entre 1900-1980 105
Elianne Ivo Barroso & Natalia Teles Fróes
Nas trilhas das mulheres: compositoras e cinema no Brasil 123
Suzana Reck Miranda & Debora Regina Taño
A construção da pauta de gênero como imaginação política no espaço audiovisual brasileiro 143
Lia Bahia
Carta às mulheres de Cinema & Educação 159
Ana Paula Nunes, Eliany Salvatierra & Fernanda Mathieu
Festivais de cinema no Brasil – uma abordagem feminina 179
Tetê Mattos
A exibição cinematográfica: procurando rastros de mulheres na etapa final da cadeia do cinema 201
Cíntia Langie & Lívia Cabrera
Cinema para ler: pesquisadoras na Cinemateca do Museu Guido Viaro (1976-1980) 225
Ana Claudia Camila Veiga de França & Ronaldo de Oliveira Corrêa