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ComprarOs estudos de pesquisa-intervenção têm crescido no campo da infância e da juventude. Isso é revelador na medida em que partem exatamente da pesquisa com grupos minoritários (politicamente) os desafios de se re-pensar os modelos canônicos de pesquisa baseados em uma distância entre pesquisador e pesquisado, e em um controle do processo de pesquisa a partir da centralidade dada à posição do pesquisador. Problematizam-se as diferenças (entre pesquisador e pesquisados) que antes não importavam.
A construção de pesquisas “com” crianças e jovens, e não “sobre” eles, determina de modo irretratável o modo de investigação. A Coletânea está organizada em sete seções temáticas, a saber: Cotidiano e Transformação Social; Psicanálise e Adolescência; Juventudes e Sociedade; Desenvolvimento Cognitivo; Contextos Sociais e Diversidade Cultural; Instituições e Coletivos; Abordagens Clínicas, cada uma delas abarcando artigos que mostram enquadramentos diferentes do método de pesquisa-intervenção no âmbito de sua utilização para distintos problemas de pesquisa, assim como de sua aplicação em contextos diversos.