Ao Mestre com carinho: professoras e professores das infâncias em diálogo com Paulo Freire Lançamento

Autor(es) Org. Carolina Alencar, Fabiana Pessanha, Maria Tereza Goudard Tavares. ISBN 978-65-87079-37-0
R$ 54.00

Acima de 10 livros, desconto de 10%.

Comprar
10 ou mais
  • Sobre o Livro
  • Informações adicionais
  • Sumário
  • Autores

Mais do que um intelectual público exemplar, Paulo Freire é uma inspiração constante,  um intelectual vigoroso e permanentemente preocupado com leituras plurais do mundo e uma educação como prática de liberdade. As autoras e autores desta coletânea são professores-pesquisadores e defensores do pensamento freiriano como referência dos diferentes modos de ser docente, principalmente da educação infantil. A eterna meninice de Freire, com a sua curiosidade atenta e a sua sede de perguntas, nos provoca a ser mais: mais gente, mais humano/a, mais atento/a ao mundo e a tudo que o constitui.

Não raro, Paulo Freire e todo o seu legado têm sido alvo de sucessivos ataques e deturpações. Mas, por outro lado, podemos também assinalar a ampliação, com grande força, dos estudos e pesquisas vinculados às ideias de Paulo Freire e às questões educativas por ele defendidas. A presente publicação, organizada pelo GIFORDIC, em comemoração ao centenário de nascimento do patrono da educação brasileira, celebrado em 2021, é uma forma de assinalar esse compromisso com a educação como prática da liberdade.

Edição
Páginas 332
Ano de publicação 2021
Acabamento Brochura
Peso 0.484kg Dimensões 23 × 15.5 × 1.8 cm

SUMÁRIO

  • Apresentação 13
    
    
  • Prefácio - Nilda Alves
    
    
  • Seção 1: Pedagogia das Infâncias: a Educação de Crianças como Prática da Liberdade
    
    
  • Boneca Viajante e outras Histórias: Entrelaçamentos pelo Protagonismo Negro no Trabalho com Crianças Pequenas  - Roberta Dias de Sousa; André dos Santos Souza Cavalcanti
    
    
  • Curiosidade e Autonomia: Elementos no Processo de Construção de Conhecimentos – Uma Escrita Dialógica entre Professoras-
    
    Pesquisadoras e Paulo Freire  -  Andréa Gonçalves da Silva Antunes; Márcia Mary Nunes
    
    
  • Entre Feitos, Gestos e Canções: Diálogos Freirianos com a Educação das Infâncias  - Isabele Cristina Fonseca Ramos; Maria Martinha Barbosa Mendonça; Mairce da Silva Araújo
    
    
  • Práticas Pedagógicas e o Respeito aos Saberes Culturais na Educação Infantil no Leste e Noroeste Fluminense  - Maria Luisa Furlin Bampi; Virginia Georg Schindhelm
    
    
  • Pedagogia da Autonomia e o Protagonismo Intelectual da Professora das Infâncias e das Crianças com quem Trabalha  - Ana Carolina Paulo da Cruz; Débora Baptista Mendonça Braga; Maria Aparecida de Oliveira
    
    
  • Seção 2: A Importância do Ato de Ler: Desafios Freirianos à Leitura de Mundos
    
    
  • A Capoeira como Forma de Leitura de Mundo: Gingando com os Bebês  - Ana Carolina Lacorte Lima; Lilian dos Santos Ferreira
    
    
  • A Importância do Ato de Ler para Crianças: Leitura de Mundo e Leitura de Literatura na Educação da Pequena Infância  - Luciana Pereira
    
    Mary Santos Soares Leão; Naila de Figueiredo Portugal
    
    
  • Carta às Professoras: Fragmentos das Trajetórias de Duas Professoras-Pesquisadoras em Diálogo com Paulo Freire e Regina Leite Garcia  - Carla Verônica Corrêa Cardoso; Patricia Gonçalves Bastos
    
    
  • Das Lições Aprendidas com Paulo Freire ou Sobre uma Alfabetização Libertadora  - Carmen Sanches Sampaio
    
    
  • Ler o Mundo e Perguntar: Modos de Ser Criança em Diálogo com Paulo Freire  - Bruna Molisani; Giovana de Almeida; Laís Ribeiro
    
    
  • Quando o Mundo é a Cidade: Por Que Ler e Escrever a Cidade com a Pequena Infância?  - Elisanete Alves de Oliveira; Maria Tereza Goudard Tavares; Wellington Carlos Moreira Hypólito
    
    
  • Seção 3: Educação e Política: Diálogos Freirianos e a Educação Infantil
    
    
  • A “Politicidade” da Educação Infantil: Os Modos de Exercer o Poder ao Ensinar e Aprender  - Adriana Cabral Pereira Araujo; Mônica de Souza Motta
    
    
  • Pensamento Político em Paulo Freire: O Que o Mestre nos Ensina Sobre Liberdade e Transformação Social  - Rosana Ribeiro
    
    
  • Professoras da Pequena Infância e Paulo Freire: Conscientização e Práxis  - Carolina Alencar; Fabiana Pessanha
    
    
  • Seção 4: Pedagogias da Esperança: Por um Mundo Aberto e Plural
    
    
  • Do Lado de Cá do Rio, Desafios das Infâncias Ante uma Escolarização Represada  - Carlos César de Oliveira
    
    
  • Educação Intercultural das Crianças Pitaguary  - Flávia Alves de Sousa
    
    
  • Formando Professoras em Movimentos de de(s)Colonização no Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel  - Fabiana Eckhardt; Sandra Cristina Motta Bortolotti
    
    
  • O Que Pode a Pedagogia da Pergunta na Educação das Infâncias?  - Maria do Nascimento Silva; Nayara Alves Macedo
    
    
  • Paulo Freire e a Educação dos Bebês e Crianças Pequenas  - Pablo Luiz de Faria; Luciana Helena Monsores
    
    
  • Seção 5: “Inéditos-viáveis” e a Educação da Pequena Infância
    
    
  • Inéditos-Viáveis, Intervenção Comunitária e Mediação Literária: Caminhos & Descaminhos Experienciados na Formação Docente  - Heloisa Josiele Santos Carreiro; Maria José da Silva Vaz; Mariana da Silva Machado Nascimento
    
    
  • Outra Educação é Possível: De Mãos Dadas com Bell Hooks e Paulo Freire  - Adrielle Karolyne de Sousa Lisboa; Maria de Fatima R. Viana Machado
    
    
  • Utopia, Esperança e (Trans)Formação: A Gestão Participativa da Educação Infantil na Perspectiva dos Inéditos-Viáveis em Paulo Freire  - Fabiane Florido de Souza Lima; Fernanda de Oliveira Gomes; Débora Assumpção dos Santos Rodrigues
    
    
  • POSFÁCIO: O Menino Centenário, à Sombra da Mangueira, nos Convida a Escrever nos Quintais de Nossas Resistências Velhas e Nova s Canções Óbvias para
    
    os Fonemas da Alegria  - Adilson De Angelo
  • Sobre as(os) Autoras(es)

     

Produtos relacionados