-
Apresentação 13
-
Prefácio - Nilda Alves
-
Seção 1: Pedagogia das Infâncias: a Educação de Crianças como Prática da Liberdade
-
Boneca Viajante e outras Histórias: Entrelaçamentos pelo Protagonismo Negro no Trabalho com Crianças Pequenas - Roberta Dias de Sousa; André dos Santos Souza Cavalcanti
-
Curiosidade e Autonomia: Elementos no Processo de Construção de Conhecimentos – Uma Escrita Dialógica entre Professoras-
Pesquisadoras e Paulo Freire - Andréa Gonçalves da Silva Antunes; Márcia Mary Nunes
-
Entre Feitos, Gestos e Canções: Diálogos Freirianos com a Educação das Infâncias - Isabele Cristina Fonseca Ramos; Maria Martinha Barbosa Mendonça; Mairce da Silva Araújo
-
Práticas Pedagógicas e o Respeito aos Saberes Culturais na Educação Infantil no Leste e Noroeste Fluminense - Maria Luisa Furlin Bampi; Virginia Georg Schindhelm
-
Pedagogia da Autonomia e o Protagonismo Intelectual da Professora das Infâncias e das Crianças com quem Trabalha - Ana Carolina Paulo da Cruz; Débora Baptista Mendonça Braga; Maria Aparecida de Oliveira
-
Seção 2: A Importância do Ato de Ler: Desafios Freirianos à Leitura de Mundos
-
A Capoeira como Forma de Leitura de Mundo: Gingando com os Bebês - Ana Carolina Lacorte Lima; Lilian dos Santos Ferreira
-
A Importância do Ato de Ler para Crianças: Leitura de Mundo e Leitura de Literatura na Educação da Pequena Infância - Luciana Pereira
Mary Santos Soares Leão; Naila de Figueiredo Portugal
-
Carta às Professoras: Fragmentos das Trajetórias de Duas Professoras-Pesquisadoras em Diálogo com Paulo Freire e Regina Leite Garcia - Carla Verônica Corrêa Cardoso; Patricia Gonçalves Bastos
-
Das Lições Aprendidas com Paulo Freire ou Sobre uma Alfabetização Libertadora - Carmen Sanches Sampaio
-
Ler o Mundo e Perguntar: Modos de Ser Criança em Diálogo com Paulo Freire - Bruna Molisani; Giovana de Almeida; Laís Ribeiro
-
Quando o Mundo é a Cidade: Por Que Ler e Escrever a Cidade com a Pequena Infância? - Elisanete Alves de Oliveira; Maria Tereza Goudard Tavares; Wellington Carlos Moreira Hypólito
-
Seção 3: Educação e Política: Diálogos Freirianos e a Educação Infantil
-
A “Politicidade” da Educação Infantil: Os Modos de Exercer o Poder ao Ensinar e Aprender - Adriana Cabral Pereira Araujo; Mônica de Souza Motta
-
Pensamento Político em Paulo Freire: O Que o Mestre nos Ensina Sobre Liberdade e Transformação Social - Rosana Ribeiro
-
Professoras da Pequena Infância e Paulo Freire: Conscientização e Práxis - Carolina Alencar; Fabiana Pessanha
-
Seção 4: Pedagogias da Esperança: Por um Mundo Aberto e Plural
-
Do Lado de Cá do Rio, Desafios das Infâncias Ante uma Escolarização Represada - Carlos César de Oliveira
-
Educação Intercultural das Crianças Pitaguary - Flávia Alves de Sousa
-
Formando Professoras em Movimentos de de(s)Colonização no Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel - Fabiana Eckhardt; Sandra Cristina Motta Bortolotti
-
O Que Pode a Pedagogia da Pergunta na Educação das Infâncias? - Maria do Nascimento Silva; Nayara Alves Macedo
-
Paulo Freire e a Educação dos Bebês e Crianças Pequenas - Pablo Luiz de Faria; Luciana Helena Monsores
-
Seção 5: “Inéditos-viáveis” e a Educação da Pequena Infância
-
Inéditos-Viáveis, Intervenção Comunitária e Mediação Literária: Caminhos & Descaminhos Experienciados na Formação Docente - Heloisa Josiele Santos Carreiro; Maria José da Silva Vaz; Mariana da Silva Machado Nascimento
-
Outra Educação é Possível: De Mãos Dadas com Bell Hooks e Paulo Freire - Adrielle Karolyne de Sousa Lisboa; Maria de Fatima R. Viana Machado
-
Utopia, Esperança e (Trans)Formação: A Gestão Participativa da Educação Infantil na Perspectiva dos Inéditos-Viáveis em Paulo Freire - Fabiane Florido de Souza Lima; Fernanda de Oliveira Gomes; Débora Assumpção dos Santos Rodrigues
-
POSFÁCIO: O Menino Centenário, à Sombra da Mangueira, nos Convida a Escrever nos Quintais de Nossas Resistências Velhas e Nova s Canções Óbvias para
os Fonemas da Alegria - Adilson De Angelo
-
Sobre as(os) Autoras(es)