Acima de 10 livros, desconto de 10%.
ComprarMais do que um intelectual público exemplar, Paulo Freire é uma inspiração constante, um intelectual vigoroso e permanentemente preocupado com leituras plurais do mundo e uma educação como prática de liberdade. As autoras e autores desta coletânea são professores-pesquisadores e defensores do pensamento freiriano como referência dos diferentes modos de ser docente, principalmente da educação infantil. A eterna meninice de Freire, com a sua curiosidade atenta e a sua sede de perguntas, nos provoca a ser mais: mais gente, mais humano/a, mais atento/a ao mundo e a tudo que o constitui.
Não raro, Paulo Freire e todo o seu legado têm sido alvo de sucessivos ataques e deturpações. Mas, por outro lado, podemos também assinalar a ampliação, com grande força, dos estudos e pesquisas vinculados às ideias de Paulo Freire e às questões educativas por ele defendidas. A presente publicação, organizada pelo GIFORDIC, em comemoração ao centenário de nascimento do patrono da educação brasileira, celebrado em 2021, é uma forma de assinalar esse compromisso com a educação como prática da liberdade.
SUMÁRIO
Apresentação 13
Prefácio - Nilda Alves
Seção 1: Pedagogia das Infâncias: a Educação de Crianças como Prática da Liberdade
Boneca Viajante e outras Histórias: Entrelaçamentos pelo Protagonismo Negro no Trabalho com Crianças Pequenas - Roberta Dias de Sousa; André dos Santos Souza Cavalcanti
Curiosidade e Autonomia: Elementos no Processo de Construção de Conhecimentos – Uma Escrita Dialógica entre Professoras- Pesquisadoras e Paulo Freire - Andréa Gonçalves da Silva Antunes; Márcia Mary Nunes
Entre Feitos, Gestos e Canções: Diálogos Freirianos com a Educação das Infâncias - Isabele Cristina Fonseca Ramos; Maria Martinha Barbosa Mendonça; Mairce da Silva Araújo
Práticas Pedagógicas e o Respeito aos Saberes Culturais na Educação Infantil no Leste e Noroeste Fluminense - Maria Luisa Furlin Bampi; Virginia Georg Schindhelm
Pedagogia da Autonomia e o Protagonismo Intelectual da Professora das Infâncias e das Crianças com quem Trabalha - Ana Carolina Paulo da Cruz; Débora Baptista Mendonça Braga; Maria Aparecida de Oliveira
Seção 2: A Importância do Ato de Ler: Desafios Freirianos à Leitura de Mundos
A Capoeira como Forma de Leitura de Mundo: Gingando com os Bebês - Ana Carolina Lacorte Lima; Lilian dos Santos Ferreira
A Importância do Ato de Ler para Crianças: Leitura de Mundo e Leitura de Literatura na Educação da Pequena Infância - Luciana Pereira Mary Santos Soares Leão; Naila de Figueiredo Portugal
Carta às Professoras: Fragmentos das Trajetórias de Duas Professoras-Pesquisadoras em Diálogo com Paulo Freire e Regina Leite Garcia - Carla Verônica Corrêa Cardoso; Patricia Gonçalves Bastos
Das Lições Aprendidas com Paulo Freire ou Sobre uma Alfabetização Libertadora - Carmen Sanches Sampaio
Ler o Mundo e Perguntar: Modos de Ser Criança em Diálogo com Paulo Freire - Bruna Molisani; Giovana de Almeida; Laís Ribeiro
Quando o Mundo é a Cidade: Por Que Ler e Escrever a Cidade com a Pequena Infância? - Elisanete Alves de Oliveira; Maria Tereza Goudard Tavares; Wellington Carlos Moreira Hypólito
Seção 3: Educação e Política: Diálogos Freirianos e a Educação Infantil
A “Politicidade” da Educação Infantil: Os Modos de Exercer o Poder ao Ensinar e Aprender - Adriana Cabral Pereira Araujo; Mônica de Souza Motta
Pensamento Político em Paulo Freire: O Que o Mestre nos Ensina Sobre Liberdade e Transformação Social - Rosana Ribeiro
Professoras da Pequena Infância e Paulo Freire: Conscientização e Práxis - Carolina Alencar; Fabiana Pessanha
Seção 4: Pedagogias da Esperança: Por um Mundo Aberto e Plural
Do Lado de Cá do Rio, Desafios das Infâncias Ante uma Escolarização Represada - Carlos César de Oliveira
Educação Intercultural das Crianças Pitaguary - Flávia Alves de Sousa
Formando Professoras em Movimentos de de(s)Colonização no Diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel - Fabiana Eckhardt; Sandra Cristina Motta Bortolotti
O Que Pode a Pedagogia da Pergunta na Educação das Infâncias? - Maria do Nascimento Silva; Nayara Alves Macedo
Paulo Freire e a Educação dos Bebês e Crianças Pequenas - Pablo Luiz de Faria; Luciana Helena Monsores
Seção 5: “Inéditos-viáveis” e a Educação da Pequena Infância
Inéditos-Viáveis, Intervenção Comunitária e Mediação Literária: Caminhos & Descaminhos Experienciados na Formação Docente - Heloisa Josiele Santos Carreiro; Maria José da Silva Vaz; Mariana da Silva Machado Nascimento
Outra Educação é Possível: De Mãos Dadas com Bell Hooks e Paulo Freire - Adrielle Karolyne de Sousa Lisboa; Maria de Fatima R. Viana Machado
Utopia, Esperança e (Trans)Formação: A Gestão Participativa da Educação Infantil na Perspectiva dos Inéditos-Viáveis em Paulo Freire - Fabiane Florido de Souza Lima; Fernanda de Oliveira Gomes; Débora Assumpção dos Santos Rodrigues
POSFÁCIO: O Menino Centenário, à Sombra da Mangueira, nos Convida a Escrever nos Quintais de Nossas Resistências Velhas e Nova s Canções Óbvias para os Fonemas da Alegria - Adilson De Angelo
Sobre as(os) Autoras(es)