Este livro, O “artesanato da Produção Acadêmica”: a trajetória da antropóloga Heloisa Fénelon, é resultado de uma tese de múltiplos valores. É original na medida em que constrói uma trama articulando a vida privada da artista-antropóloga e o conhecimento que ela produziu. Crenivaldo Veloso faz uma belíssima história social da antropologia brasileira, contando a história de uma mulher que, corajosa, partiu sozinha para o trabalho de campo. Heloisa Fénelon era artista, tornou-se antropóloga e saiu em busca da arte indígena, especificamente, a arte dos Karajás, que faziam (e fazem) famosas e expressivas bonecas. Em campo, constatou que as mulheres eram as artistas e com elas estabeleceu uma relação de reciprocidade, tanto ensinando a sua arte como aprendendo com elas. Veloso descobriu uma forma original do fazer antropológico: o trabalho de Fénelon expressava a subjetividade na ciência, quando todos buscavam a neutralidade.
Longe de ser apenas uma biografia, o livro exalta a vida dos Karajás e representa parte significativa da história do Museu Nacional e do seu Setor de Etnologia e Etnografia, que Fénelon dirigiu por longo tempo. Com ela, as coleções etnográficas foram tratadas como patrimônio cultural. Um acervo que, em 2018, foi atingido por chamas implacáveis, que chegaram a abalar o autor, mas não o imobilizaram, pois os registros da memória não desapareceram e permitiram a publicação deste livro, que deve ser lido por todos. (texto de Heloisa Maria Bertol Domingues – Pesquisadora Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e Professora do Programa de Pós-Graduação em História, UNIRIO)
COLEÇÃO PPGH UNIRIO
A coleção PPGH-UNIRIO apresenta trabalhos produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Inclui teses premiadas de pesquisadores doutorados pelo Programa, avaliadas por comissões independentes, e outras obras inéditas de membros do seu corpo docente, dedicadas a diversas áreas da historiografia. Esta realização conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e do Programa de Excelência Acadêmica Proex-CAPES.
PREFÁCIO 9
INTRODUÇÃO 19
1. A JOVEM ARTISTA 39
2. UMA ANTROPÓLOGA ESPECIALIZADA 83
3. ETNOGRAFIA DA AMIZADE 149
4. ANTROPÓLOGA DO MUSEU NACIONAL 213
5. O ARTESANATO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA 275
6. HISTÓRIAS, COLEÇÕES E SABERES 341
CONCLUSÃO 417
FONTES 429
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 431
ANEXO I
Dados de formação e carreira de Heloisa Fénelon 439
ANEXO II
Coleção Iny-Karajá / catálogo digital 456